top of page
  • Foto do escritorJulia Maciel

Dicas para quem está buscando terapia atualmente


Está pensando em fazer terapia mas não sabe bem onde ou quem buscar? Esse primeiro momento pode gerar algumas ansiedades mesmo. Existem diversas abordagens de psicoterapia e perfis de profissionais, o que pode ser bem confuso incialmente. Então seguem algumas dicas pra te ajudar nesse momento inicial:


Reflita sobre seus desejos e expectativas em relação à terapia.


Por que quero fazer terapia, no que quero focar agora? O que espero do processo terapêutico? Perguntas como essas podem ser úteis na hora de buscar uma abordagem ou especialista específicos.


Gostaria de ser atendida/o/e por alguém de um gênero, raça, idade ou orientação sexual específicos?


Há situações nas quais podemos nos sentir mais vistos e compreendidos se o acolhimento terapêutico é realizado por alguém que compartilha de questões identitárias conosco. Por vezes, isso pode ser importante na formação de um vínculo entre cliente-terapeuta.


O quanto posso pagar por este serviço?


Existem algumas "modalidades" de atendimento terapêutico: atendimentos particulares, por convênio e também atendimentos sociais e/ou gratuitos. Estes últimos podem ser disponibilizados por psicólogas/os que trabalham como autônomas/os e reservam horários na agenda para atendimentos sociais, ou por meio de instituições, como as clínicas escola das universidades. Uma dica é pesquisar sobre clínicas escolas da sua cidade e se inscrever na lista de interessados. Por último, há também os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário oferecido pelo SUS para pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental. Você pode conferir os CAPS existentes na sua região.

Tá, e sobre a abordagem? Talvez você se identifique mais com uma abordagem do que com outra, então pode ser interessante saber um pouco sobre elas. No entanto, é também sabido que mais importante do que escolher a abordagem ideal, o vínculo entre cliente e terapeuta é o que sustenta a terapia, o que faz ela acontecer. Ou seja, a gente só sabe mesmo se vai combinar indo lá e testando, vendo se dá match.

Pra quem tem curiosidade de saber como é a terapia na prática, escrevi um artigo para mybest Brasil com recomendações de vídeos, livro e série sobre terapia. Você pode acessar clicando aqui.


Buscar terapia pode ser um passo importante para olharmos para nossas questões em um espaço de escuta seguro. Se você sente precisar de apoio neste momento, busque ajuda, você não está só.



49 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page