top of page
  • Foto do escritorJulia Maciel

Gestalt Terapia: minha abordagem



A Gestalt Terapia é uma abordagem que enfatiza a compreensão da pessoa como um todo, focando na experiência presente (o aqui e agora) e na forma como cada um percebe e faz sentido do mundo ao seu redor.


Com influências do humanismo, existencialismo e da fenomenologia, a Gestalt Terapia vê o cada ser como único, cheio de potencialidades e a capacidade de gerar mudanças. Para tanto, tem como enfoque a ampliação da consciência e da autoresponsabilização de cada pessoa por suas escolhas. Esta abordagem privilegia a aprendizagem a partir da experiência. Nesse sentido, a relação entre terapeuta e cliente tem um papel muito especial: a partir do espaço seguro e acolhedor proporcionado na terapia, é possível que o cliente vivencie novas formas de se relacionar consigo e com os outros e se abra a possibilidades de vida não antes pensadas. Ao vivermos um vínculo sólido e seguro na terapia, transformamos também nossa realidade fora dela.


Para potenializar a experiência direta, a Gestalt Terapia pode utilizar técnicas como dramatizações, exercícios de atenção plena, corporais e/ou artísticos (esses últimos são meus favoritos!). É uma abordagem sem restrições de clientela.



Como terapeuta, me aproximei da Gestalt por sua visão de humano que não nos limita a explicações generalistas. Ao invés disso, é uma abordagem que se propõe a estar ao lado de cada pessoa para investigar o que está sendo descrito no aqui e agora (e o como), tirando de evidência as ideias pré-concebidas e conhecimentos anteriores que nos afastem de um vínculo acolhedor e interessado.


Para mais informações e/ou marcação de consultas, entre em contato comigo por aqui.


Julia Maciel







30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page